Oficinas de Capacitação 2023: Oficina 4 - Sistema Informatizado de Protocolo Geral

  • Autor: Diretoria deComunicação Institucional - 01/06/2023 - Local: CMB

Por setor

Data e local

01/05/2023 a 30/06/2023

9 às 18h

Plenário da Câmara Municipal de Betim

Conteúdo programático

1 - Atividade: OFICINA 4/2023 - SISTEMA INFORMATIZADO DE PROTOCOLO GERAL

    Modalidade: presencial

2 - Período: de maio a junho de 2023

3 - Horário: durante o expediente da Câmara Municipal de Betim 

4 - Carga Horária: 1h (de acordo com a programação - item 13) 

5 - Local: em todos setores da Câmara Municipal de Betim que protocolizam documentos 

6 - Público-alvo:

  • somente público interno: responsáveis pelos setores administrativos e gabinetes parlamentares

7 - Critérios para participação: somente para servidores previamente autorizados via formulário expedido pela Diretoria de Gestão de Documentos

8 - Inscrições: de acordo com a programação disponibilizada pela Diretorias de Gestão de Documentos e da Escola do Legislativo Sara Eloy

9 - Parcerias: Diretorias de Gestão de Documentos / Departamento de Protocolo Geral, de Recursos Humanos, de Planejamento e Tecnologia e da Escola do Legislativo Sara Eloy

10 - Facilitadoras: Alessandra Gonçalves Braz Fonseca, Diretora de Gestão de Documentos; Sabrina dos Santos Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Gestão Arquivista e Lídia Maria de Oliveira e Souza Palhares, Coordenadora do Departamento de Documento Permanente e Memória Institucional 

11 - Objetivo geral:

  • Capacitar, por setor, os servidores da Câmara Municipal de Betim que são responsáveis pelo recebimento e tramitação de documentos via intranet.

12 - Objetivos específicos:

  • conhecer o funcionamento e atribuições do Departamento de Protocolo Geral: recebimento, conferência, numeração, classificação, controle, registro, distribuição da documentação de caráter legislativo, político-parlamentar e administrativo, expedição de correspondências e execução de tarefas afins;
  • capacitar os servidores responsáveis, por setores, no recebimento e tramitação de documentos que operarão o sistema informatizado de Protocolo Geral no Portal Intranet da Câmara Municipal de Betim;
  • conscientizar os servidores, devidamente cadastrados, sobre a boa utilização do mesmo, bem como pelos documentos a eles confiados;
  • apresentar o passo a passo para utilização, na Intranet, do Sistema Informatizado de Protocolo Geral, bem como o seu uso de maneira segura, eficiente e eficaz;
  • apresentar os conceitos sobre tipologia documental: Espécie documental  +  Atividade geradora + Objeto;
  • apresentar os benefícios desta nova ferramenta como segurança, modernização, transparência, economicidade (custo-benefício), qualidade, agilidade no processo de gestão de documentos;
  • adequar os setores da Câmara às mudanças operacionais por meio de sistema informatizado próprio.

13 - Programação:

  • apresentação do Sistema de Sistema Informatizado de Protocolo Geral;
  • simulações de atividades específicas; esclarecimento de dúvida.
  • Agenda dia / horário / setor

14 - Certificação: os certificados de participação, de acordo com a lista de presença, serão anexados ao cadastro do cidadão no site da Câmara Municipal de Betim.

15 - Informações: Diretorias de Gestão de Documentos e da Escola do Legislativo Sara Eloy


 

Mais informações

Carga horária: 1 hora(s)

Vagas: 100 participantes

Instrutores / Palestrantes: Alessandra Gonçalves Braz Fonseca, Sabrina dos Santos Rodrigues e Lídia Maria de Oliveira e Souza Palhares