Oficinas de Capacitação 2023: Oficina 4 - Sistema Informatizado de Protocolo Geral
Por setor
Data e local
01/05/2023 a 30/06/2023
9 às 18h
Plenário da Câmara Municipal de Betim
Conteúdo programático
1 - Atividade: OFICINA 4/2023 - SISTEMA INFORMATIZADO DE PROTOCOLO GERAL
Modalidade: presencial
2 - Período: de maio a junho de 2023
3 - Horário: durante o expediente da Câmara Municipal de Betim
4 - Carga Horária: 1h (de acordo com a programação - item 13)
5 - Local: em todos setores da Câmara Municipal de Betim que protocolizam documentos
6 - Público-alvo:
- somente público interno: responsáveis pelos setores administrativos e gabinetes parlamentares
7 - Critérios para participação: somente para servidores previamente autorizados via formulário expedido pela Diretoria de Gestão de Documentos
8 - Inscrições: de acordo com a programação disponibilizada pela Diretorias de Gestão de Documentos e da Escola do Legislativo Sara Eloy
9 - Parcerias: Diretorias de Gestão de Documentos / Departamento de Protocolo Geral, de Recursos Humanos, de Planejamento e Tecnologia e da Escola do Legislativo Sara Eloy
10 - Facilitadoras: Alessandra Gonçalves Braz Fonseca, Diretora de Gestão de Documentos; Sabrina dos Santos Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Gestão Arquivista e Lídia Maria de Oliveira e Souza Palhares, Coordenadora do Departamento de Documento Permanente e Memória Institucional
11 - Objetivo geral:
- Capacitar, por setor, os servidores da Câmara Municipal de Betim que são responsáveis pelo recebimento e tramitação de documentos via intranet.
12 - Objetivos específicos:
- conhecer o funcionamento e atribuições do Departamento de Protocolo Geral: recebimento, conferência, numeração, classificação, controle, registro, distribuição da documentação de caráter legislativo, político-parlamentar e administrativo, expedição de correspondências e execução de tarefas afins;
- capacitar os servidores responsáveis, por setores, no recebimento e tramitação de documentos que operarão o sistema informatizado de Protocolo Geral no Portal Intranet da Câmara Municipal de Betim;
- conscientizar os servidores, devidamente cadastrados, sobre a boa utilização do mesmo, bem como pelos documentos a eles confiados;
- apresentar o passo a passo para utilização, na Intranet, do Sistema Informatizado de Protocolo Geral, bem como o seu uso de maneira segura, eficiente e eficaz;
- apresentar os conceitos sobre tipologia documental: Espécie documental + Atividade geradora + Objeto;
- apresentar os benefícios desta nova ferramenta como segurança, modernização, transparência, economicidade (custo-benefício), qualidade, agilidade no processo de gestão de documentos;
- adequar os setores da Câmara às mudanças operacionais por meio de sistema informatizado próprio.
13 - Programação:
- apresentação do Sistema de Sistema Informatizado de Protocolo Geral;
- simulações de atividades específicas; esclarecimento de dúvida.
- Agenda dia / horário / setor
14 - Certificação: os certificados de participação, de acordo com a lista de presença, serão anexados ao cadastro do cidadão no site da Câmara Municipal de Betim.
15 - Informações: Diretorias de Gestão de Documentos e da Escola do Legislativo Sara Eloy
Mais informações
Carga horária: 1 hora(s)
Vagas: 100 participantes
Instrutores / Palestrantes: Alessandra Gonçalves Braz Fonseca, Sabrina dos Santos Rodrigues e Lídia Maria de Oliveira e Souza Palhares