Roda de Conversa 2023: Atendimento ao Público, Acessibilidade e Ouvidoria
presencial
Data e local
28/08/2023
13h às 18h
Plenário da Câmara Municipal de Betim
Conteúdo programático
1 - Atividade: RODA DE CONVERSA: ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ACESSIBILIDADE E OUVIDORIA
2 - Data: 28 de agosto de 2023, segunda-feira
3 - Horário: 13h às 18h
4 - Carga Horária: 5h
5 - Local: Plenário da Câmara Municipal de Betim
- Formato: presencial, com transmissão ao vivo
6 - Público-alvo: Parlamentares e servidores da Câmara Municipal de Betim
7 - Critérios para participação: inscrição no site da Câmara Municipal de Betim e liberação da chefia imediata
8 - Inscrições: até 27 de agosto, na Escola do Legislativo Sara Eloy
9 - Parceria: Ouvidora-geral, Diretoria de Comunicação Institucional, Diretoria de Manutenção / Departamento de Acessibilidade e Inclusão / Comissões Permanentes de Direitos do Servidor Público; Participação Popular, Ouvidoria e Comunicação; Proteção à Pessoa com Deficiência.
10 - Facilitadores: Flávio Manoel Rodrigues da Silva; João Vítor Fonseca: Lourdes Aparecida dos Santos Miranda e Waleska Chaban
11 - Objetivo geral: integrar e capacitar servidores da Câmara Municipal de Betim sobre a excelência no atendimento
12 - Objetivos específicos:
- conhecer o trabalho desenvolvido pelos órgãos: Ouvidora-geral, Diretoria de Comunicação Institucional, Diretoria de Manutenção / Departamento de Acessibilidade e Inclusão;
- destacar a importância do atendimento com excelência aos cidadãos;
- difundir técnicas que possibilitam melhor integração com o público com necessidades especiais como braile e libras;
- fomentar a temática da inclusão nos diversos ambientes da Câmara;
- fomentar a participação servidores nos futuros cursos de braile que serão oferecidos pela Escola do Legislativo Sara Eloy;
- conhecer a estrutura de atendimento ao público a serem ofertados nas futuras instalações da Câmara na praça Milton Campos.
13 - Programação:
- 13h – Abertura
- Moderador Vereador Léo Contador, Presidente da Câmara Municipal de Betim
- 13h10 - Apresentação dos temas:
- Qual o novo organograma da Câmara?
- Onde inicia o atendimento ao público?
- Os gabinetes dos parlamentares e setores da Câmara estão aptos a receber pessoas com necessidades especiais?
- Como atender bem ao cidadão?
- Quais são os canais de acesso a informação do Poder Legislativo municipal?
- Por que a acessibilidade é uma garantia dos direitos sociais?
- 13h10 - Apresentação dos órgãos da Câmara Municipal de Betim
- 13h20 - Ouvidoria-geral
- Flavio Manoel Rodrigues, Ouvidor-geral, advogado, pós-graduando em Direito de FamílA
- 14h40 -Reflexão sobre o que é Excelência no atendimento
- Lourdes Aparecida dos Santos Miranda, jornalista e Relações Públicas e
- Waleska Chaban, jornalista e Diretora de Comunicação Institucional
- 16h - Intervalo
- 16h15 - Departamento de Acessibilidade e Inclusão
- João Vitor Fonseca, professor e Coordenador do Departamento
- Convidados: membros da Associação dos Surdos de Minas Gerais
- 17h50 - Considerações finais
- 18h - Encerramento
14 - Certificação: somente para participação em tempo integral, serão anexados no cadastro Cidadão / site da Câmara Municipal
15 - Informações: escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br
Mais informações
Carga horária: 5 hora(s)
Vagas: 100 participantes
Instrutores / Palestrantes: Flávio Manoel Rodrigues da Silva, João Vítor Fonseca, Lourdes Aparecida dos Santos Miranda e Waleska Chaban