Roda de Conversa 2023: Atendimento ao Público, Acessibilidade e Ouvidoria

  • Autor: Diretoria de Comunicação Social - 01/08/2023 - Local: CMB

presencial

Data e local

28/08/2023

13h às 18h

Plenário da Câmara Municipal de Betim

Conteúdo programático

1 - Atividade: RODA DE CONVERSA: ATENDIMENTO AO PÚBLICO, ACESSIBILIDADE E OUVIDORIA

2 - Data: 28 de agosto de 2023, segunda-feira 

3 - Horário: 13h às 18h 

4 - Carga Horária: 5h           

5 - Local: Plenário da Câmara Municipal de Betim

  • Formato: presencial, com transmissão ao vivo

6 - Público-alvo: Parlamentares e servidores da Câmara Municipal de Betim

7 - Critérios para participação: inscrição no site da Câmara Municipal de Betim e liberação da chefia imediata

8 - Inscrições: até 27 de agosto, na Escola do Legislativo Sara Eloy

9 - Parceria: Ouvidora-geral, Diretoria de Comunicação Institucional, Diretoria de Manutenção / Departamento de Acessibilidade e Inclusão / Comissões Permanentes de Direitos do Servidor Público; Participação Popular, Ouvidoria e Comunicação; Proteção à Pessoa com Deficiência.

10 - Facilitadores: Flávio Manoel Rodrigues da Silva; João Vítor Fonseca: Lourdes Aparecida dos Santos  Miranda e Waleska Chaban

11 - Objetivo geral: integrar e capacitar servidores da Câmara Municipal de Betim sobre a excelência no atendimento

12 - Objetivos específicos:

  • conhecer o trabalho desenvolvido pelos órgãos: Ouvidora-geral, Diretoria de Comunicação Institucional, Diretoria de Manutenção / Departamento de Acessibilidade e Inclusão;
  • destacar a importância do atendimento com excelência aos cidadãos;
  • difundir técnicas que possibilitam melhor integração com o público com necessidades especiais como braile e libras;
  • fomentar a temática da inclusão nos diversos ambientes da Câmara;
  • fomentar a participação servidores nos futuros cursos de braile que serão oferecidos pela Escola do Legislativo Sara Eloy;
  • conhecer a estrutura de atendimento ao público a serem ofertados nas futuras instalações da Câmara na praça Milton Campos.

13 - Programação:

  • 13h – Abertura
    • Moderador Vereador Léo Contador, Presidente da Câmara Municipal de Betim
  • 13h10 - Apresentação dos temas:
    • Qual o novo organograma da Câmara?
    • Onde inicia o atendimento ao público?
    • Os gabinetes dos parlamentares e setores da Câmara estão aptos a receber pessoas com necessidades especiais?
    • Como atender bem ao cidadão?
    • Quais são os canais de acesso a informação do Poder Legislativo municipal?
    • Por que a acessibilidade é uma garantia dos direitos sociais?
  • 13h10 - Apresentação dos órgãos da Câmara Municipal de Betim
  • 13h20 - Ouvidoria-geral
    • Flavio Manoel Rodrigues, Ouvidor-geral, advogado, pós-graduando em Direito de FamílA 
  • 14h40 -Reflexão sobre o que é Excelência no atendimento
    • Lourdes Aparecida dos Santos  Miranda, jornalista e Relações Públicas e
    • Waleska Chaban, jornalista e Diretora de Comunicação Institucional
  • 16h - Intervalo
  • 16h15 - Departamento de Acessibilidade e Inclusão
    • João Vitor Fonseca, professor e Coordenador do Departamento
    • Convidados: membros da Associação dos Surdos de Minas Gerais
  • 17h50 - Considerações finais
  • 18h - Encerramento

14 - Certificação: somente para participação em tempo integral, serão anexados no cadastro Cidadão / site da Câmara Municipal

15 - Informações: escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br


 

Mais informações

Carga horária: 5 hora(s)

Vagas: 100 participantes

Instrutores / Palestrantes: Flávio Manoel Rodrigues da Silva, João Vítor Fonseca, Lourdes Aparecida dos Santos  Miranda e Waleska Chaban