Curso 2/2023: Planejamento das Contratações
Presencial
Data e local
04/10/2023 a 18/10/2023
8h às 17h (Aula 1) e 8h às 12h (Aula 2)
Plenário da Câmara Municipal de Betim
Conteúdo programático
1 - Atividade: Curso 2/2023 - PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES
2 – Data: 4 (Aula 1) e 26 (Aula 2) de outubro
3 - Horário: 8h às 17h (Aula 1) e 8h às 12h (Aula 2)
4 - Carga Horária: 12h
5 - Local: Plenário da Câmara Municipal de Betim, formato: presencial
6 - Público-alvo: servidores púbicos atuantes em qualquer fase do processo de contratação da Câmara Municipal de Betim
7 - Critérios para participação: servidores liberados pela chefia imediata e que estão envolvidos nos processos de licitação da Câmara Municipal de Betim ou que participam dos referidos processos como gestores ou fiscais de contratos
8 - Inscrições: até o dia 3/10, na Diretoria da Escola do Legislativo.
9 - Parcerias: Diretorias: Geral; de Planejamento e Tecnologia; de Compras e Contratos e Comissão Permanente de Licitação
10 - Facilitadora: Betânia Lourenço Silva de Almeida
Titulação: Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (2007). Especialista em Direito Público pela PUC/Minas Gerais (2015). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (1999).
Atuação profissional: Consultora Administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais/ Coordenadora do Grupo de Trabalho encarregado da implementação da nova lei de licitações e contratos (Lei Federal nº 14.133/2021). Professora de cursos de pós-graduação e de capacitação e aperfeiçoamento na área de contratações públicas.
11 - Objetivo geral: Capacitar os servidores para que possam compreender a importância da fase preparatória da contratação de bens e serviços e para que possam elaborar os documentos dessa fase, de acordo com a Lei nº 14.133/2021 e regulamentos do Governo Federal, com ênfase no Estudo Técnico Preliminar – ETP e no mapa de riscos.
12 - Objetivos específicos:
- apresentar as principais características relativas ao planejamento das contratações da Administração Pública de acordo com a nova lei;
- apresentar a importância do Estudo Técnico Preliminar – ETP: conceito, objetivos, diretrizes, obrigatoriedade e elaboração;
- elaborar o mapa de riscos com destaque para uma gestão de riscos eficiente;
- elaborar o Termo de Referência;
- apresentar a importância da pesquisa de preços para as contratações públicas e parâmetros para pesquisa.
13 - Conteúdo programático:
- 1. Introdução:
- Fase preparatória das contratações: importância, objetivos, etapas e legislação aplicável;
- O Plano de contratações anual e o Documento de Formalização da Demanda – DFD (ou Documento de Oficialização da Demanda - DOD).
- 2. Estudo Técnico Preliminar (ETP)
- Conceito e objetivos do ETP;
- Diretrizes para elaboração e conteúdo do ETP;
- Elementos obrigatórios e elementos dispensáveis;
- Obrigatoriedade e dispensa do ETP;
- Competência para elaboração do ETP.
- 3. Mapa de riscos
- Gestão de riscos – conceito e finalidade nas contratações públicas;
- Elaboração do mapa de riscos - identificação do risco, probabilidade e impacto, definição e medidas mitigadoras e de contingência.
- 4. Termo de Referência (TR)
- Conceito e objetivos do TR;
- Diretrizes para elaboração e conteúdo do TR;
- Elementos e informações do TR.
- 5. Pesquisa de preços
- Importância da pesquisa de preços para as contratações públicas;
- Parâmetros para realização da pesquisa de preços de bens e serviços;
- Procedimentos para definição do preço estimado da contratação de bens e serviços.
14 - Certificação: os certificados serão anexados ao cadastro do cidadão no site da Câmara
15 - Informações: 31 2010-3441, escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br
Mais informações
Carga horária: 12 hora(s)
Vagas: 30 participantes
Instrutores / Palestrantes: Betânia Lourenço Silva de Almeida