Curso 3/2023: Gestão de Contratos
Presencial
Data e local
25/10/2023 a 26/10/2023
8h às 12h (Aula 1) e 8h às 12h (Aula 2)
Plenário da Câmara Municipal de Betim
Conteúdo programático
1 - Atividade: Curso 3/2023 - GESTÃO DE CONTRATOS
2 – Data: 18 (Aula 1) e 25 (Aula 2) de outubro
3 - Horário: 8h às 12h (Aula 1) e 8h às 12h (Aula 2)
4 - Carga Horária: 8h
5 - Local: Plenário da Câmara Municipal de Betim, formato: presencial
6 - Público-alvo: servidores púbicos atuantes em qualquer fase do processo de contratação da Câmara Municipal de Betim
7 - Critérios para participação: servidores liberados pela chefia imediata e que estão envolvidos nos processos de licitação da Câmara Municipal de Betim ou que participam dos referidos processos como gestores ou fiscais de contratos
8 - Inscrições: até o dia 17/10, na Diretoria da Escola do Legislativo.
9 - Parcerias: Diretorias: Geral; de Planejamento e Tecnologia; de Compras e Contratos e Comissão Permanente de Licitação
10 - Facilitadora: Betânia Lourenço Silva de Almeida
Titulação: Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (2007). Especialista em Direito Público pela PUC/Minas Gerais (2015). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (1999).
Atuação profissional: Consultora Administrativa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais/ Coordenadora do Grupo de Trabalho encarregado da implementação da nova lei de licitações e contratos (Lei Federal nº 14.133/2021). Professora de cursos de pós-graduação e de capacitação e aperfeiçoamento na área de contratações públicas.
11 - Objetivo geral: Capacitar os participantes para as atividades inerentes à formalização e ao acompanhamento de contratos de fornecimento de bens e de serviços, de acordo com a Lei nº 14.133/2021 e regulamentos do Governo Federal.
12 - Objetivos específicos:
- apresentar as principais características relativas a gestão de contratos de acordo com a nova lei;
- apresentar a importância a formalização, execução contratual, fiscalização e acompanhamento dos contratos;
- orientar sobre as alterações contratuais qualitativas e quantitativas, o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e modificação de preços;
- orientar sobre a inexecução contratual e vigência.
13 - Conteúdo programático:
- 1. Introdução
- Conceitos básicos sobre licitações e contratos;
- Principais tipos e características dos contratos administrativos.
- 2. Formalização, execução contratual, fiscalização e acompanhamento
- Formalização e publicidade (tipos de instrumentos contratuais, cláusulas obrigatórias, publicidade);
- Execução contratual (recebimento do objeto, processamento de pagamentos);
- Gestão e fiscalização (perfil dos profissionais, responsabilidades, atividades);
- Garantia e subcontratação;
- Gestão de riscos em contratos - noções básicas.
- 3. Alterações contratuais
- Alterações contratuais qualitativas e quantitativas;
- Equilíbrio econômico-financeiro do contrato e modificação de preços (revisão, reajuste e repactuação).
- 4. Inexecução contratual e vigência
- Inexecução contratual e aplicação de penalidades;
- Vigência e extinção contratual.
14 - Certificação: os certificados serão anexados ao cadastro do cidadão no site da Câmara
15 - Informações: 31 2010-3441, escoladolegislativo@camarabetim.mg.gov.br
Mais informações
Carga horária: 8 hora(s)
Vagas: 30 participantes
Instrutores / Palestrantes: Betânia Lourenço Silva de Almeida