Oficinas de Capacitação 2024: Oficina 2 - A Importância das Comissões Permanentes
Formação Continuada para a Assessoria Parlamentar das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Betim
Data e local
29/02/2024
14h às 17h
Plenário da Câmara Municipal de Betim
Conteúdo programático
1 - Atividade: Formação Continuada para as comissões permanentes da CMB - Oficina 2/2024 – A Importância das Comissões Permanentes
2 - Data: 29 de fevereiro de 2024, quinta-feira
3 - Horário: 14h às 17h
4 - Carga Horária: 3h
5 - Local: plenário da Câmara Municipal de Betim.
6 - Público-alvo: parlamentares, assessores parlamentares das comissões permanentes da CMB, servidores da Chefia de Gabinete da Presidência e da Sala de Comissões.
7 - Critérios para participação: servidores previamente autorizados pelas Comissões Permanentes e setores afins.
8 - Inscrições: www.camarabetim.mg.gov.br
9 - Parcerias: Diretorias Comunicação Institucional, Legislativa e Recursos Humanos e Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos.
10 - Instrutores:
- Bárbara Martins, Diretora Legislativa, graduada em Comunicação Social/Jornalismo; pós-graduada em: Contabilidade, Direito e Economia com ênfase em Gestão Pública; Políticas Públicas/Gestão em Serviço Social e MBA em Gestão Pública;
- Antônio Apolinário, Chefe do Departamento de Apoio às Comissões Permanentes, graduado em Direito e
- Wagner Lara Braga - Servidor público, graduado em Administração e Ciências Contábeis, pós-graduado em Auditoria Externa e Administração Pública.
11 - Objetivo geral: capacitar, por meio de 10 (dez) oficinas, no decorrer do ano de 2024, a assessoria parlamentar da Câmara Municipal de Betim sendo, na Oficina 2, a apresentação do funcionamento das Comissões Permanentes.
12 - Objetivos específicos:
- capacitar e formar, de forma continuada, parlamentares e assessores da CMB;
- apresentar a legislação vigente;
- atualizar conhecimentos e práticas do Legislativo;
- apresentar o funcionamento e demandas das comissões;
- fomentar a integração entre a assessoria parlamentar, parlamentares e equipe técnica;
- orientar sobre a importância dos registros das reuniões e seus devidos encaminhamentos.
13 - Programação:
- 14h: abertura
- 14h15: apresentação do Regimento Interno da CMB – Artigos 82 à 138 da Resolução 2.204/2018:
- competências comuns a todas as comissões;
- competências das comissões específicas;
- agrupamento das comissões e calendário de reuniões;
- documentação específica: pautas, projetos, requerimentos, pareceres e atas;
- cumprimento de prazos.
- 15h30: intervalo
- 15h45: atividade interativa
- 17h: encerramento
14 - Certificação: os certificados de participação, de acordo com a lista de presença, serão anexados ao cadastro do cidadão no site da Câmara Municipal de Betim.
15 - Informações: Comissão Permanente de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos, Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria da Escola do Legislativo.
Mais informações
Carga horária: 3 hora(s)
Vagas: 100 participantes
Instrutores / Palestrantes: Bárbara Martins, Antônio Apolinário e Wagner Lara Braga