Perguntas frequentes sobre a Ouvidoria da Câmara Municipal de Betim

A Ouvidoria está instalada na Câmara Municipal de Betim, na Praça Tiradentes, nº 48, Centro, Betim/MG. A sua manifestação também pode ser enviada por e-mail: ouvidoria@camarabetim.mg.gov.br ou no próprio site, é possível clicar no link “Fale com a Ouvidoria” e acessar o Espaço Cidadão.


Sim. A Ouvidoria manterá em sigilo a identidade do cidadão quando solicitada ou, diante da necessidade do caso, preservando também as informações prestadas.


O tempo de resposta varia de acordo com o caso. Procuramos agir o mais rápido possível, mas, na maioria das vezes, é necessária uma resposta de outros órgãos. Por exemplo, se você registra uma reclamação em relação ao serviço de saúde pública, vamos encaminhar sua queixa à Comissão Permanente de Saúde da Câmara e, se necessário, a outros órgãos externos e esperar um retorno quanto às providências que foram ou serão tomadas. Enquanto não houver resposta para o cidadão, a Ouvidoria não abandona o caso.


A Ouvidoria não tem o poder de resolver os possíveis problemas que possam ocorrer na prestação dos serviços públicos municipais, já que a resolução cabe a cada órgão responsável. A Ouvidoria possui, porém, o poder de buscar informações e soluções junto ao Legislativo e demais órgãos municipais, quando o atendimento não for realizado com a qualidade que o público merece.


Nos casos que envolvem apuração, não basta ligar e denunciar. A Ouvidoria precisa de um relato completo sobre o assunto, documentos e provas que possam servir de subsídio para o encaminhamento correto.


As respostas são fornecidas pela equipe de atendimento da Ouvidoria e acompanhadas pelo Ouvidor Geral.