Câmara Municipal realiza Seminário Betim 310 anos
A Câmara Municipal de Betim, por intermédio da Comissão Permanente de Cultura e da Escola do Legislativo Sara Eloy, realizou na tarde de quinta-feira (18 de novembro), no Plenário Carino Saraiva, o Seminário Betim 310 Anos. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Betim, do Instituto da Memória e do Patrimônio Histórico e Cultural (Imphic), historiadores, artistas e da Escola Estadual João Paulo I, de Ensino Médio, Integral e Profissional.
O Seminário está no contexto das ações elaboradas pelo Poder Legislativo, com o objetivo de resgatar e valorizar a história da existência do município, a partir da concessão da Carta de Sesmaria Pela Coroa Portuguesa em 1711 ao bandeirante Joseph Rodrigues Betim. O Seminário contou com três Painéis, com abordagem aos seguintes temas e com os respectivos palestrantes:
Painel I: Betim nos Períodos Brasil Colônia e Brasil Império
1711: Joseph Rodrigues Betim e a Guerra dos Emboabas
Charles Moraes de Lima. Historiador e idealizador do Instituto da Memória e do Patrimônio Histórico e Cultural (Imphic)
A Devoção no Município — Capela, Igreja, Matriz, Igreja do Rosário e Congado
Verivaldo Rodrigues Lopes. Graduado em História e Filosofia, professor de história e pesquisador
Passagem dos Tropeiros, Produção Agrícola e Mão de Obra
Ana Cláudia Gomes. Professora de História e Pesquisadora
As Bandas de Música Desde a Capela Nova do Betim
Arlindo Adriano da Silva Rodrigues. Maestro da Banda Musical Nossa Senhora do Carmo
Painel II: Betim no Período do Brasil República
Famílias Antigas do Município
Paulinho de Carvalho. Historiador, escritor e músico
A Industrialização no Município
Maria da Consolação Resende Guedes. Jornalista, mestre em Comunicação, historiadora e empresária
Cartografia de Betim: de Sabará, Distrito de Santa Quitéria aos Dias Atuais
Simone Maria Caixeta. Geógrafa, analista em Geoprocessamento e servidora da Prefeitura Municipal de Betim
Painel III: Betim no Período do Brasil República — Betim Rumo ao Futuro
O reflexo da cultura em Betim no cenário estadual
Igor Arci Gomes. Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia
A Importância do Fomento da Cultura em Betim
Sérgio Siebler Gomes. Chefe da Divisão Administrativa e Lei de Fomento da Secretaria Municipal de Arte e Cultura
O presidente do Poder Legislativo, vereador Klebinho Rezende, fez a abertura do Seminário e foi o moderador do Painel I. Sérgio Siebler Gomes moderou o Painel II e o vereador Zezinho do Carmo foi o moderador do Painel III.
Em seu pronunciamento, Zezinho afirmou que celebrar os 310 anos de fundação de Betim impõe o dever de olhar para trás e agradecer àqueles que lançaram as sementes que frutificaram a bela cidade de hoje. “Nesse contexto, o primeiro nome que nos vem à mente é o do bandeirante Joseph Rodrigues Betim, que, em 1711, obteve da Coroa Portuguesa a Carta de Sesmaria para explorar as terras localizadas às margens do Ribeirão da Cachoeira, hoje chamando de Rio Betim. Depois dele, outras importantes figuras históricas ajudaram a construir a grandeza do nosso município ao longo de mais de três séculos”.
O parlamentar frisou a importância da chegada de grandes empresas a Betim. “No século passado, a vinda de importantes empresas garantiu o impulso definitivo para que Betim se tornasse um dos maiores municípios de Minas Gerais e o terceiro maior Parque Industrial do Brasil”, apontou Zezinho.
Na abertura do Seminário, a Banda Musical Nossa Senhora do Carmo executou o Hino Nacional da República Federativa do Brasil do Hino Oficial do Município de Betim, com os seguintes músicos: Adriano Rodrigues, Artur Ubiratan Fonseca Costa Martir, Bruno Jardim, Fábio Costa, Luiz Martinho, Saulo Lara Coimbra
Dezenas de alunos da Escola Estadual João Paulo I e professores da instituição participaram do Seminário, bem como os vereadores Marquinho Rodrigues, Júnior Trabalhador, Gregório Silva e Roberto da Quadra.
Diretoria de Comunicação Social - Jorn. Wagner Augusto