Câmara Municipal promove a 12ª Edição do Prêmio Camélia
A Câmara Municipal de Betim realizou Sessão Solene na noite de sábado (20 de novembro), no Plenário Carino Saraiva, para promover a entrega do 12º Prêmio Camélia, concedido às pessoas físicas e jurídicas que têm contribuído para promover a igualdade de oportunidades entre os diferentes grupos sociais da cidade. O evento foi iniciativa da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Governo e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
O Projeto que instituiu o Prêmio Camélia é de autoria do ex-vereador Cordovil Neves de Souza, o Vila, foi aprovado pela Câmara Municipal, por unanimidade, em 3 de novembro de 2009. A solenidade marca em Betim as comemorações relativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A Camélia é uma flor delicada e originária do Japão, que foi cultivada no Quilombo do Leblon e virou símbolo da luta pela abolição da escravatura no Brasil. Com o passar dos anos, a espécie se consolidou como referência para o movimento negro na sua caminhada pela igualdade racial.
O 1º vice-presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo betinense, vereador Claudinho Fernandes, presidiu os trabalhos, ao lado dos vereadores Erasmo da Academia, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias, e Roberto da quadra, membro da Comissão. Também compuseram a Mesa principal a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Iracema Aparecida de Assis e Santos, o coordenador do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Joaquim Brito (Janaúba). Também estiveram presentes o vice-presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/82ª Subseção-Betim e a deputada estadual Ana Paula Siqueira.
Cada um dos 20 homenageados em 2021 recebeu um diploma e uma muda de camélia. A relação dos contemplados é esta:
Indicações da Secretaria Municipal de Governo:
1. Adnilson José da Silva
2. Essencis MG Soluções Ambientais, representada por Frederico Mendes de Carvalho
3. Isabella Evelyn de Lima e Silva Gonçalves
4. Kamilla Faria Mello
5. Secretaria Municipal de Comunicação Social, representada pela jornalista Bianca Christófori
6. Secretaria Municipal de Educação, representada por Marilene Pimenta
Indicações do Conselho Municipal de Igualdade Racial:
7. Centro Infantil Municipal Pequeno Príncipe, representada por Alessandra de Souza Nunes de Jesus
8. Elisângela Márcia dos Santos, representada por Telma Tomé Guimarães
9. Eliete Pereira dos Santos
10. Luiza Mara do Nascimento Silva
11. Marcilene de Siqueira Ribeiro
12. Maria Cristina dos Santos
13. Marilsa Carlos de oliveira
14. Paulo Henrique Moreira
Indicações da Presidência e da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Promoção da Igualdade Racial e Minorias da Câmara Municipal de Betim
15. Alex Vieira Souza
16. Erasmo Carlos Oliveira da Silva (Erasmo da Academia)
17. Iracema Aparecida de Assis e Santos
18. José Joaquim de Brito (Janaúba)
19. Roseli Ribeiro Alves Soares
20. Terezinha do Socorro Gonçalves
Todos os oradores da noite destacaram o exemplo da luta do povo negro pela sua libertação no decorrer dos séculos e o momento apropriado para o reconhecimento das pessoas que realmente fazem a diferença na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada, acolhedora e inclusiva.
Diretoria de Comunicação Social - Jorn. Wagner Augusto