Câmara Municipal realiza Seminário Tulipa Vermelha em comemoração ao mês da Conscientização da Doença de Parkinson
A Câmara Municipal de Betim, por intermédio das Comissões Permanentes de Esportes, Lazer e Turismo, de Defesa da Pessoa Idosa e de Saúde, e da Escola do Legislativo Sara Eloy, realizou o Seminário Tulipa Vermelha, em comemoração ao mês da Conscientização da Doença de Parkinson. O evento ocorreu na tarde terça-feira (17 de maio), no Plenário Carino Saraiva, e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Betim, por intermédio das Secretarias Municipais de Esportes e Saúde.
O objetivo do seminário foi divulgar o mês da Conscientização da Doença de Parkinson, denominado Tulipa Vermelha, que se tornou realidade por intermédio da Lei nº 6.843/21, originária do Projeto de Lei nº 022/22, de autoria do vereador Gregório Silva. Além disso, é finalidade do seminário o debate sobre a patologia e seus sintomas a fim de divulgar o acometimento precoce e entendimento do direito à medicação e às demais formas de tratamento.
Dois painéis compuseram o Seminário. O primeiro teve como tema Reconhecendo o Parkinson e o segundo abordou questões relacionadas à Oferta de Serviços Públicos, Bem-Estar e Qualidade de Vida.
O vereador Gregório Silva, presidente da Comissão Permanente de Esportes, fez a abertura dos trabalhos e atuou como moderador dos painéis. O evento contou também com a participação do presidente da Comissão Permanente de Defesa da Pessoa Idosa, vereador Marquinho Rodrigues, que compôs a mesa durante os trabalhos.
Os palestrantes do Painel I foram os seguintes, com os respectivos temas:
Cristiano Aristides Reis Abreu (enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família, especialista em saúde da família, referência técnica das doenças crônicas e saúde prisional da Secretaria Municipal de Saúde): Prevalência e Incidência da Doença no Brasil e no Município.
Gabriela de Carvalho Campos Gonzalez (médica clínica, pós-graduanda em Gestão de Serviços de Saúde Pública, coordenadora dos médicos das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Referência de Saúde Mental- Cersams): Identificando a Doença e Disponibilidade de Medicamentos.
Já no Painel II foram estes os palestrantes e os temas abordados:
Sheila Conceição Soares (fisioterapeuta, gerente de saúde na UBS Laranjeiras, especialista em fisioterapia ortopedia e traumatologia, fisioterapia gerontologia e fisioterapia esportiva, pós-graduanda em gestão de saúde pública): As Políticas Públicas em Âmbito Municipal, Estadual e Federal.
Érika Fernanda Carlos Souza (enfermeira da estratégia da Saúde da Família, especialista em saúde da família, gerontologia, gestão de saúde pública, referência técnica da saúde do idoso): Atendimento na Rede Pública de Betim.
Márcia Glória Andrade da Silva (enfermeira e responsável técnica do Lar Vicentino Divino Ferreira Braga): As Instituições de Acolhimento ao Idoso no Município.
Daniele Dias Silva Honorato (assistente social, especialista em planejamento e administração de projetos sociais, referência técnica da promoção da saúde e do programa Academia da Saúde na Diretoria Operacional de Saúde) e Érika Vieira Brant Bambirra (professora de Educação Física, coordenadora de projetos e assessora técnica da Secretaria Municipal de Esportes): Prática Corporal e Atividade Física.
Participaram também do Seminário, os vereadores Vitor Braz e Rony Martins.