Câmara Municipal promove campanha Agosto Lilás
A Câmara Municipal de Betim, por intermédio das Comissões Permanentes de Direitos da Mulher, de Educação e de Ética, Decoro Parlamentar e Estudos Legislativos, e da Escola do Legislativo Sara Eloy, realizou na tarde desta segunda-feira (8 de agosto), no Plenário Carino Saraiva, a campanha Agosto Lilás, em referência ao mês de prevenção e conscientização do combate da violência contra a mulher. O evento contou com a parceria da Escola Estadual João Paulo I.
O mês Agosto Lilás está em consonância com o Projeto de Lei nº 147/22, de autoria da vereadora Angela Maria, que tem como objetivo prevenir, combater e conscientizar a população sobre a violência doméstica e suas espécies. Além disso, busca fomentar debates sobre os direitos das mulheres e sobre a igualdade de gênero e de promover a mudança de comportamento da sociedade em geral.
A campanha Agosto Lilás será dividida em três módulos:
- Seminário Educar para Prevenir que aconteceu nesta segunda-feira na abertura dos eventos;
- Roda de Conversa Conscientizar e Discutir que será realizada no dia 24 de agosto;
- E, para encerrar, haverá a Oficina Reconhecer e Agir que acontecerá no dia 30.
A presidente da Comissão Permanente de Direitos da Mulher, vereadora Angela Maria atuou como moderadora do Seminário, que contou também com a participação do presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Professor Alexandre Xeréu, e do vereador Vitor Braz.
Angela Maria destacou que o cenário atual é muito negativo para as mulheres, com inúmeros casos de feminicídio ocorrendo a todo o momento. “Mas podemos mudar esse panorama por meio do conhecimento, da educação e conscientização dos jovens que vão se tornar homens e mulheres que estimulem o relacionamento saudável e respeitoso. O objetivo principal deste Seminário é exatamente este: buscar mudanças de comportamentos machistas e lutar para acabar com as desigualdades entre os sexos”, afirmou a parlamentar na abertura dos trabalhos.
O Seminário teve dois painéis, sendo que o primeiro abordou o tema: Legislação e Desempenho Escolar e o segundo tratou do apoio do Estado na Prevenção e no Combate à Violência contra a Mulher na Rede Pública de Ensino.
Atuaram como palestrantes, a presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Minas Gerais (Abracrim), Camila Félix, a representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a assistente social Edilma Amaral Campos Franco, a pedagoga da Escola Estadual João Paulo I, Adma Gonçalves da Silva Diniz, o secretário Adjunto de Segurança Pública, cel. Sandro Mansoldo, a comandante da 2ª Cia Independente de Prevenção à Violência Doméstica, major Molise Zimmermmam, o sargento Alexsandro Moreno da Cunha e a soldado Julielem de Souza Marcelino.
Os tópicos abordados nos dois Painéis foram estes:
1- Conhecendo a Lei Maria da Penha: Contexto Histórico e Tipos de Violência
2- Os Impactos da Violência Doméstica na Frequência Escolar e no Aprendizado
3- A Violação de Direitos
4- Compreender para Combater a Violência Contra a Mulher
5- A Escola em Tempo Integral como Fonte de Diversos Saberes e Protagonismo Juvenil na Prevenção Contra a Violência à Mulher
Diretoria de Comunicação Social - jorn. Wagner Augusto