1º Encontro Setembro Amarelo
A Câmara Municipal de Betim, por intermédio da Comissão Permanente de Direitos da Mulher e da Diretoria da Escola do Legislativo Sara Eloy, realizou na noite de quinta-feira (14/9), no Plenário Carino Saraiva, o 1º Encontro Setembro Amarelo, com o tema: É Preciso Saber Viver – em comemoração ao Mês de Valorização da Vida. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod) e do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam), da PUC-Minas em Betim e do Projeto Help.
O objetivo do Encontro foi fomentar a discussão e reflexão sobre a importância da saúde mental como forma de prevenção de agravos emocionais e psíquicos, além de promover a valorização da vida. A presidente da Comissão Permanente de Direitos da Mulher e também autora do Projeto de Lei que criou do Setembro Amarelo, vereadora Angela Maria, presidiu os trabalhos e atuou como moderadora dos debates.
A parlamentar apontou que a finalidade do Encontro é celebrar a vida e preparar as pessoas para enfrentar os obstáculos que, às vezes, as levam a ter pensamentos sombrios. “Por isso, o Poder Público precisa cuidar da saúde mental da população para torna-las aptas a enfrentar os desafios do dia a dia. O Setembro Amarelo foi uma iniciativa do nosso mandato para contribuir nesse processo”, enfatizou Angela.
Os temas abordados e os respectivos palestrantes foram estes:
Estratégias para Proteção da Saúde Mental
Juliano Franklin Nogueira Gontijo do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam). Terapeuta ocupacional efetivo do SUS, pós-graduado em Terapia Familiar e de Casal. Lotado no Cersam Central
Os Desafios de Viver
Renato Diniz Silveira. Professor da PUC-Minas em Betim
Vidas em Silêncio: O Papel da Supod e a Relação Entre o Suicídio e o Uso de Drogas
Marinaldo Oliveira e Renan Garcia. Psicólogos da Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod)
Batalhas do Pensamento
Tíndaro Lanes, Eduardo Rodrigues e Alberto Medeiros. Coordenadores do Projeto Help
Após as palestras, Angela Maria fez a entrega de uma Moção de congratulação ao Projeto Help, iniciativa de sua autoria.
O Projeto Help foi criado em 2017 e tem por objetivo atender principalmente a jovens e adolescentes, ajudando essas pessoas a vencerem seus traumas e medos, auxiliando-os na superação da depressão, automutilação, síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, suicídio e diversas outras condições. Trabalha, portanto, na prevenção aos problemas de ordem psicológica e emocional, e também no restabelecimento da saúde mental. Atualmente, o Help conta com mais de 7.000 voluntários em todo o País. Em Betim, o Help tem realizado diversas ações durante todo o ano, como palestras, reuniões, caminhadas, eventos de conscientização e motivação em pontes, passarelas, viadutos, sinais de trânsito, praças, empresas, estabelecimentos e nos mais diversos locais públicos.
Jornalista Wagner Augusto - Diretoria de Comunicação Institucional