Dia Nacional do Doador de Órgãos

  • Autor: Diretoria de Comunicação Social - 27/09/2021 - Local: Betim

Você sabia que uma única pessoa é capaz de salvar mais 20 pessoas? A vida continua. Após a morte, órgãos como córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem podem garantir a vida de outras pessoas. 

Mas para ser um doador de órgãos é preciso que sua família tenha ciência desse seu desejo. Isso por que, de acordo com a legislação brasileira vigente, nenhuma declaração em vida é válida. Apenas a família pode autorizar a doação de órgãos e tecidos em caso de morte encefálica.

Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a fila de espera do Brasil chega a 1.000 pessoas que esperam por um fígado, 230 por um pulmão, 25 mil por um rim e 250 para um coração. E só para se ter uma ideia de que a cultura do transplante ainda é pouco difundida no nosso país, de acordo com a Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote), mais de 30% das pessoas que esperam por um transplante de coração, por exemplo, morrem na lista de espera.

Seja um doador e salve vidas!

Publicado em: 27/09/2021